Fonte: Menahem Kahana/AFP A tensão entre Irã e Israel atingiu um novo patamar nesta quarta-feira (18), com a confirmação por parte da Guard...
Fonte: Menahem Kahana/AFP |
A tensão entre Irã e Israel atingiu um novo patamar nesta quarta-feira (18), com a confirmação por parte da Guarda Revolucionária Iraniana de que foi utilizado um míssil hipersônico no mais recente ataque contra alvos israelenses. Segundo informações da imprensa iraniana, trata-se do modelo Fattah-1, lançado durante a 11ª ofensiva registrada desde o início do conflito.
As Forças Armadas de Israel informaram que identificaram e interceptaram a maioria dos 10 mísseis lançados, ativando temporariamente as sirenes de alerta aéreo em várias regiões. Dois drones também foram abatidos na madrugada desta quarta-feira sobre o Mar Morto.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Effie Defrin, declarou que o país realizou "golpes significativos contra o regime iraniano" e acusou Teerã de focar seus ataques em áreas civis.
Em resposta, o aiatolá Ali Khamenei declarou que o Irã não demonstrará clemência e prometeu uma retaliação severa contra o que chamou de “regime sionista terrorista”.
Até o momento, nenhuma das nações divulgou dados sobre vítimas ou danos materiais. O conflito já entra em seu sexto dia, com a comunidade internacional acompanhando com apreensão os desdobramentos.
Da redação do PORTAL DO JURUÁ
COMENTÁRIOS