Uma cavalgada encerrou as atividades em comemoração aos 114 anos de Cruzeiro do Sul. A concentração saiu da Ponte da União e reuniu cerca de 75 cavaleiros, além de pessoas em carros, motos e quadriciclos que percorreram um trajeto de 9 km até o rancho Vó Isaura na AC-405.
Centenas de veículos entre carros, motos e quadriciclos e 75 animais percorreram um trajeto de aproximadamente 9 km até o rancho Vó Isaura na AC-405.
![]() |
Cavalgada encerrou festa de aniversário de 114 anos de Cruzeiro do Sul — Foto: Adelcimar Carvalho/G1 |
A organização estima que cerca de mil pessoas tenham participado do evento. O Instituto de defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) fiscalizou os 75 animais.Segundo o órgão, todos apresentaram a documentação exigida que foi o exame de anemia e febre equina
João Alberto Nascimento foi um dos participantes do evento e avaliou que exigência de sanidade animal é para o bem dos animais.
“Estamos tentando não deixar acabar a cavalgada. Isso é cultura, todo mundo gosta de estar com sua traia arrumada montado em seu cavalo. Temos que passar por fiscalização que zela pela sanidade dos animais. O Idaf está sendo rigoroso, alguns acham ruim, mas isso é para o bem do animal. A olho nu não tem como saber a saúde dos animais. Este ano não medimos esforços, isso aqui é reunião de família que não podemos deixar acabar”, disse.
Na chegada ao rancho Vó Isaura muita música, comida e descontração esperavam os participantes do evento.
“A cavalgada marca os 30 dias do mês de setembro onde tivemos dezenas de atividades alusivas ao aniversário da cidade. O evento contou com muitos cavalos, tivemos um evento seguro, bonito tanto para os participantes quanto ao público. Nossa esperança é que este tipo de evento continue crescendo e ajudando a fomentar o turismo e comércio da cidade”, destacou secretário de Cultura Turismo, Esporte e Lazer, Aldemir Maciel.
Por Adelcimar Carvalho/G1
PORTAL DO JURUÁ - Últimas noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.
COMENTÁRIOS