Com chuva, público da procissão do Novenário em Cruzeiro do Sul cai 74% em relação ao ano passado

A procissão de encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, teve que enfrentar a chuva na noite desta quarta-feira (15). O evento, que reuniu no ano passado em torno de 38 mil pessoas, este ano contou com público 74% menor.

A procissão de encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, teve que enfrentar a chuva na noite desta quarta-feira (15). O evento, que reuniu no ano passado em torno de 38 mil pessoas, este ano contou com público 74% menor. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 mil fiéis participaram da romaria.
Foram 10 mil pessoas acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul (Foto: Ismael Medeiros/G1)
A previsão para início da procissão era às 18h, logo após a missa celebrada na igreja matriz da cidade. No entanto, devido à forte chuva, parte da tarde e início da noite desta quarta-feira (15), a caminhada só teve início às 20h.

A maioria dos romeiros utilizou guarda-chuva para se proteger e acompanhar a imagem de Nossa Senhora da Glória, que percorreu dois quilômetros pelas ruas da segunda maior cidade do Acre.

Muitos católicos foram à procissão, considerada pela igreja como a segunda maior festa religiosa da região Norte, para pagar promessas por acreditar que tiveram seus pedidos atendidos por interseção da santa.

A produtora rural Zeneide Fociz saiu do ramal 3, do Projeto de Assentamento Santa Luzia, distante 70 quilômetros da cidade, segundo ela, para agradecer pela cura recebida.

“Estava com três anos com uma dor na perna que não parava de doer. Até que um dia me deu vontade de pedir uma ajuda à Nossa Senhora, que se ela me botasse boa, enquanto eu tivesse vida ia participar da procissão. Por isso estou aqui”, disse a devota que caminhou descalça e vestida de branco.

A aposentada Josefa Ponce, de 80 anos, é voluntária da igreja na organização do novenário há meio século. Para ela, mesmo com a chuva e um público abaixo do esperado, foi um momento de muita emoção. “É muita fé, muito prazer, uma emoção enorme em poder trabalhar há tanto tempo na igreja e ainda ter forças para participar de um momento como esse”, afirmou.

Durante o novenário, que teve início no dia 5 deste mês, a cidade de Cruzeiro do Sul recebeu um grande número de turistas. O aposentado Euzaniro Melo mora em Rio Branco e participou dos últimos cinco dias do evento.

“Sigo o costume da minha mãe que esteve aqui, em uma cadeira de rodas, até o último ano da vida dela. Eu decidi vir, principalmente para homenageá-la”, destacou Melo, que caminhou com uma câmera na mão tirando fotos e produzindo vídeos para enviar para a família na capital.

Para o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Mosé Pontello, mesmo com o público reduzido e com a chuva que moderou somente nos momentos finais da procissão, a festa religiosa não perdeu o brilho.

“O pessoal não teve medo, foi em frente. Mesmo os padres, os bispos, todo mundo tomou chuva e, por isso, estou feliz com a festa. Foi muito bom. Uma grande demonstração de fé” - comemorou o religioso.

A procissão marcou o último dia das comemorações do centenário do Novenário de Nossa Senhora da Glória. Logo após as celebrações, o público se reuniu em frente a igreja para assistir ao show do padre Delair Cuerva, que durou até as 22 h.
Por Mazinho Rogério

PORTAL DO JURUÁ - Noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Achados e perdidos,1,Automotivas,1,Brasil,76,Colunista,1,Concursos,142,Cotidiano,303,Curiosidade,5,Cursos,2,Denuncia,1,Dicas e Tutoriais,127,Diversão,11,Economia,24,Educação,26,Emprego,13,Esporte,12,Eventos,15,Famosos,23,Filmes,2,Games,1,Mundo,14,NEGOCIOS,21,Patrocinados,6,Policial,720,Política,163,Ponto RH,1,Portal do Juruá,1103,Previsão do Tempo,1,Promoção,1,Religião,2,Saúde,33,Saúde e Bem Estar,96,Segurança Pública,22,Serviços,2,SEXO,3,Tecnologia,15,Utilidade pública,5,
ltr
item
Portal do Juruá | Últimas notícias de Cruzeiro do Sul e do Acre;: Com chuva, público da procissão do Novenário em Cruzeiro do Sul cai 74% em relação ao ano passado
Com chuva, público da procissão do Novenário em Cruzeiro do Sul cai 74% em relação ao ano passado
A procissão de encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, teve que enfrentar a chuva na noite desta quarta-feira (15). O evento, que reuniu no ano passado em torno de 38 mil pessoas, este ano contou com público 74% menor.
https://4.bp.blogspot.com/-ecHX_vCS0Do/W3WdYzqxuWI/AAAAAAAAGUI/E4heyx-50LMnLuk2nDRbamdDRTg-byI7wCK4BGAYYCw/s640/novenario-imagem-cedida-ii.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-ecHX_vCS0Do/W3WdYzqxuWI/AAAAAAAAGUI/E4heyx-50LMnLuk2nDRbamdDRTg-byI7wCK4BGAYYCw/s72-c/novenario-imagem-cedida-ii.jpg
Portal do Juruá | Últimas notícias de Cruzeiro do Sul e do Acre;
https://www.portaldojurua.com.br/2018/08/com-chuva-publico-da-procissao-do.html
https://www.portaldojurua.com.br/
https://www.portaldojurua.com.br/
https://www.portaldojurua.com.br/2018/08/com-chuva-publico-da-procissao-do.html
true
9023869312668953902
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post VER TUDO Leia mais Resposta Caancelar resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Categoria ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhum resultado após o seu pedido Voltar para Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar