Taxa de homicídios chegou a 63,4 para cada 100 mil habitantes em Rio Branco, enquanto a média nacional é de 38,6. Atlas da Violência 2018 foi divulgado nesta sexta-feira (15).
Taxa de homicídios chegou a 63,4 para cada 100 mil habitantes em Rio Branco, enquanto a média nacional é de 38,6. Atlas da Violência 2018 foi divulgado nesta sexta-feira (15).
A capital acreana, Rio Branco, está entre os 123 municípios que respondem por 50% das mortes violentas no Brasil. É o que indica o Atlas da Violência 2018, divulgado nesta sexta-feira (15), sobre os municípios com dados referentes a 2016.A pesquisa foi feita entre as cidades que tinham pelo menos 100 mil habitantes em 2016, ano dos dados analisados. A lista foi produzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O secretário de Secretaria de Segurança Pública do Acre, Vanderlei Thomas, afirmou que o governo tem feito investimento em saneamento básico e educação. O secretário atribuiu novamente o aumento da violência a disputa pelo tráfico de drogas na região e o fácil acesso ao estado pelas fronteiras.
"Temos vagas sobrando nas escolas, educação em tempo integral, então, todos esses investimentos do governo na área social só vem confirmar que o nosso grande problema são as fronteiras abertas. O tráfico que traz a violência e essa ausência de cortar o mal pela raiz. Tem outras capitais e municípios com índices mais alto que Rio Branco. Esses municípios também sofrem dos mesmos males, só que o mal deles é a droga já ter entrado e passado pelo país. Nosso agravante é a disputa do território justamente para se instalar na fronteira e fazer esse controle", avaliou.
Em Rio Branco, a taxa de homicídios chegou a 63,4 para cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 38,67 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Com informações do G1 Acre
PORTAL DO JURUÁ - Noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.
COMENTÁRIOS