terça-feira, 8 de maio de 2018

No Acre, 740 motoristas emitiram CNH digital em três meses

Por Portal do Juruá

Obrigatoriedade de emissão da CNH digital começa a valer 1º de julho. Documento é gratuito e tem mesmo valor da versão impressa.

No Acre, 740 motoristas emitiram CNH digital em três meses
Desde que foi lançada, em janeiro deste ano, 740 motoristas acreanos já estão utilizando a Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH-e). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (2) pelo Departamento Nacional de Trânsito do Acre (Detran-AC).
No Acre, decreto regulamenta promoção de agentes, escrivães peritos e auxiliares da Polícia Civil
O número de motoristas que emitiu a CNH digital foi contabilizado até o último dia 26 de abril, segundo o Detran.

O documento pode ser acessado pelo celular. Conforme o Detran-AC, a carteira na versão digital é totalmente gratuita. A obrigatoriedade de emissão da CNH digital começa a valer 1º de julho.

A versão digital tem o mesmo valor do documento impresso e não tem custos para o usuário. Para ter acesso, o condutor já habilitado deve fazer cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e, depois, baixar o aplicativo no smartphone.

O aplicativo começou a funcionar ainda no dia 15 de janeiro no Acre, mas só foi lançado oficialmente no dia 17 pelo Detran-AC. O estado foi o quinto a disponibilizar o documento na versão digital.

Quanto custará?


O Detran informou que a CNH digita é grátis. No caso do motorista que tem o modelo antigo e for renovar o documento, vai pagar pelo valor da renovação, que é R$ 67,84.

Já os motoristas que têm a CNH no modelo antigo e for obter a segunda via do documento, paga R$ 48,82 pela segunda via.

Como obter a CNH digital?


  • É preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code;
  • quando ela estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran;
  • ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online);
  • caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor;
  • baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android);
  • acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
  • criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.


Qualquer motorista poderá tirar?


A CNH digital só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos. Ele existe na parte interna das carteiras de habilitação emitidas desde maio último. Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.
Por G1 Acre

PORTAL DO JURUÁ - Noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;