Marcel Campos da ASUS explica notch na tela dos Zenfones 5 e 5z e mais

A ASUS lançou sua nova linha de smartphones como parte da MWC 2018 e chamou a atenção principalmente por dois pontos: o design com tela recortada, que lembra muito ao do iPhone X, e o preço inicial baixo de seu top de linha, o Zenfone 5z.

A ASUS lançou sua nova linha de smartphones como parte da MWC 2018 e chamou a atenção principalmente por dois pontos: o design com tela recortada, que lembra muito ao do iPhone X, e o preço inicial baixo de seu top de linha, o Zenfone 5z.

Falando sobre o polêmico notch na tela dos Zenfone 5 e 5z, o executivo afirmou que a decisão foi motivada em parte pelo desejo de dar às pessoas o que elas desejam em novos smartphones: telas maiores, que ocupam mais espaço na frente dos celulares e têm menos bordas. Campos afirma que a ASUS não vai agir feito marcas como Nokia e BlackBerry, que se recusaram a se adaptar ao mercado e acabaram perdendo quase todo seu espaço.

"Não vou fazer como a BlackBerry, deixar de acompanhar as tendências e acabar morrendo'
Isso, é claro, não significa abrir mão de tudo, já que elementos marcantes de design devem continuar. É o caso dos círculos concêntricos na traseira, que continuam nos novos Zenfones. “Além disso, quase 80% da produção de telas lá na China agora está seguindo para o modelo com notch, então a maioria das marcas vai seguir por esse caminho de uma forma ou de outra. Quem bater o pé e fizer questão de não usar o recorte, vai ter que pagar mais caro porque a produção vai ser menor. É isso o que vocês vão ver até o final do ano”, pontua Campos.

Ausência do Zenfone 5z

Por mais que o Zenfone 5z seja o modelo mais poderoso entre os que foram anunciados pela ASUS na MWC, o aparelho não estava disponível para testes na ocasião – apenas duas ou três unidades em fase de engenharia estavam por lá com funcionários não identificados, mas não podiam ser facilmente testadas. Questionado sobre a ausência, Marcel Campos disse que havia planos de levar o top de linha para o evento, mas ele não ficou pronto a tempo.

“O chip da Qualcomm [Snapdragon 845] começou a ser disponibilizado agora, então a gente tem três unidades de engenheiro que estavam aí, mas não estão estáveis. Demora para você deixar estável, escrever e atualizar toda a parte de drivers, então a gente resolveu não colocar em todos os lugares”, afirma o executivo.

“Você imagina, o produto vai estar disponível [no mercado global] em junho, então é cedo para mostrar ele agora e a imprensa sair matando, dizendo que o produto não funciona direito, sem entender que a gente está desenvolvendo ele ainda. Todo produto, não importa qual, quando você está desenvolvendo, no começo é todo bugado, e depois você vai arrumando até ele ficar bom”, explica.

Barateando o top de linha

Na geração anterior, a ASUS decidiu não levar seu top de linha, o Zenfone 4 Pro, para o mercado brasileiro, alegando que ele acabaria saindo caro demais. Questionado sobre as medidas que a empresa tomou para evitar que isso se repetisse na quinta geração de smartphones, Campos afirmou que a companhia “comeu bola” no desenvolvimento da família 4 por não ter seguido na direção das telas maiores, no formato 18:9. Por esse motivo, foi necessário mudar a forma como os lançamentos da taiwanesa são planejados.

“Uma das coisas que percebemos é que nosso planejamento para todos os produtos, de fazer anualmente um refresh da família inteira, não funciona mais. Mudamos o número, o que faz a pessoa entender que é uma nova geração, e focamos nisso. E no Zenfone 5 você essa mudança acontecendo. Não é aquele monte de aparelhos. Falamos em três dispositivos, e dois deles são muito parecidos, o 5 e o 5z”, pontua.

“Fazer isso, usando as mesmas partes e mudando a placa lógica, processador, memória e essas coisas, é na verdade para ganhar mais escala de produção. A gente ainda não é grande como uma Samsung, Apple. Estamos brigando para encontrar nosso lugar ao sol. Nesse processo, precisamos aumentar o número de peças que são parecidas para ter um custo melhor. Isso mudou bastante para os Zenfones 5 e o 5z, que têm uma diferença de preços bem menor do que entre o 4 e o 4 Pro. Estamos aprendendo como fazer o flagship chegar com um custo muito mais baixo”, explica.

Preparativos para a realidade brasileira

O Zenfone 5 Selfie foi anunciado com opções com dois processadores, o Snapdragon 430 ou o 630. Ao ser perguntado se ambos vão ao Brasil, Marcel Campos diz que deseja que ambos sejam levados, mas diz que a equipe da ASUS no país tem autonomia para decidir isso. Mesmo assim, ele diz tentar influenciar em coisas que acha fazerem para o nosso mercado.
“Por exemplo, o Zenfone 4 Pro eu também achava que não tínhamos que levar porque não iríamos fabricar localmente e o preço sairia perto dos R$ 6 mil. Tá louco, né? Imagina. Vocês estão metendo o pau por causa do notch [na tela], imagina se tivesse o preço da Apple. Então falamos: ‘okay, não dá’. E a gente brigou, eu briguei bastante, inclusive, para convencer todo mundo a trazer o [modelo da geração passada com o Snapdragon] 660 para o Brasil, porque aí teríamos um aparelho em um posicionamento completamente diferente”, afirma.

Falando do Zenfone 4 com essa configuração, a pouca disponibilidade do produto logo após o lançamento incomodou os fãs da marca. “A gente trouxe o 660 importado, subsidiando o preço dele para ver como ele se comportava, e ele não parava. Trazia, por exemplo, 300 unidades importadas, batia no nosso site de vendas e no mesmo dia acabava, em questão de horas”, explica Campos, dizendo que a empresa então decidiu fabricar esse modelo no Brasil.

“Só que precisamos fazer outra configuração para ter o preço mais competitivo, e para isso tem que ter outro registro na Anatel, o que leva mais dois meses. Depois tem que mudar toda a parte de peças e preparar a fabricação no país para o 660. Isso tudo levou mais 3 ou 4 meses. Foi o tempo que a gente precisou para trazer esse modelo com 4 GB de RAM e deixar competitivo. Hoje tem unidades para caramba [nessas configurações]”, ressalta.
Por Leonardo Rocha, Tecmundo

PORTAL DO JURUÁ - Noticias e informações de Cruzeiro do Sul, Juruá e do Acre, sempre com imparcialidade e o compromisso da verdade.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

Achados e perdidos,1,Amapá,1,Automotivas,1,Brasil,80,Colunista,1,Concursos,147,Cotidiano,335,Cruzeiro do Sul,1,Curiosidade,5,Cursos,3,Denuncia,1,Dicas e Tutoriais,127,Diversão,12,Economia,25,Educação,29,Emprego,17,Esporte,13,Eventos,16,Famosos,26,Filmes,2,Games,1,Licença Ambiental,2,Mundo,14,Nacional,1,NEGOCIOS,21,NEPATRI,1,Patrocinados,10,PCC,1,Polícia Civil,3,Policial,800,Política,216,Ponto RH,1,Portal do Juruá,1102,Previsão do Tempo,1,Promoção,2,Religião,2,Rio Branco,1,Saúde,36,Saúde e Bem Estar,98,Segurança Pública,27,Serviços,2,SEXO,3,Tecnologia,18,Turismo,1,Últimas Notícias,104,Utilidade pública,5,
ltr
item
Portal do Juruá | Últimas notícias de Cruzeiro do Sul e do Acre;: Marcel Campos da ASUS explica notch na tela dos Zenfones 5 e 5z e mais
Marcel Campos da ASUS explica notch na tela dos Zenfones 5 e 5z e mais
A ASUS lançou sua nova linha de smartphones como parte da MWC 2018 e chamou a atenção principalmente por dois pontos: o design com tela recortada, que lembra muito ao do iPhone X, e o preço inicial baixo de seu top de linha, o Zenfone 5z.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHvwyWuAdIzNpd7IiL8xYLl_we4usrAdnHtSIHvMR702ANJX164YZPUjZ6PA4pcvnXtY7HfeUX5Ggy1SjQrO7RHWm3A45CPzxhcvgvA2CXia6RJ8-9tAIVTpkERngsmKIRQ7le6BLUzzA/s640/asus-zenfone-5z-especificacoes-portal+do+jurua.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHvwyWuAdIzNpd7IiL8xYLl_we4usrAdnHtSIHvMR702ANJX164YZPUjZ6PA4pcvnXtY7HfeUX5Ggy1SjQrO7RHWm3A45CPzxhcvgvA2CXia6RJ8-9tAIVTpkERngsmKIRQ7le6BLUzzA/s72-c/asus-zenfone-5z-especificacoes-portal+do+jurua.jpg
Portal do Juruá | Últimas notícias de Cruzeiro do Sul e do Acre;
https://www.portaldojurua.com.br/2018/03/marcel-campos-da-asus-explica-notch-na.html
https://www.portaldojurua.com.br/
https://www.portaldojurua.com.br/
https://www.portaldojurua.com.br/2018/03/marcel-campos-da-asus-explica-notch-na.html
true
9023869312668953902
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post VER TUDO Leia mais Resposta Caancelar resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Categoria ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhum resultado após o seu pedido Voltar para Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar