quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Irmãos farmacêuticos criam cerveja artesanal ‘Seringueira’ em homenagem ao Acre e dão cursos

Por Portal do Juruá
Irmãos farmacêuticos criam cerveja artesanal ‘Seringueira’ em homenagem ao Acre e dão cursos
Irmãos criam marca e também fazem curso para ensinar a produzir cerveja artesanal em Rio Branco (Foto: Arquivo pessoal )
A paixão por química e expansão do mercado de cervejas artesanais motivou os irmãos Dayan e Ricardo Marques a produzirem e ministrarem cursos de produção de cerveja artesanal, um dos únicos do Acre. A marca criada pelos irmão leva o nome de um símbolo tipicamente amazônico, Seringueira Beer.

Ricardo conta que a ideia era homenagear o estado acreano. A marca foi criada no final de 2016, quando também tiveram a ideia de ofertar os cursos.

O processo de produção é 100% artesanal, segundo os irmãos, utilizando equipamentos e insumos acessíveis à população. A fabricação, chamada de brassagem, dura em média 8 horas e o processo de fermentação, maturação e carbonatação dura em média 45 dias.

“Atualmente estamos produzindo 30 litros por curso. No dia do curso é ensinado, primeiramente, toda a parte teórica de fabricação de cerveja aos entusiastas participantes e, logo em seguida, vem a parte prática, onde todos colocam a mão na massa fabricando a sua própria cerveja”, diz Ricardo Marques.

Ricardo é farmacêutico, professor universitário, mestre e doutor em química e com pós-doutorado em biotecnologia e síntese orgânica. Dayan, além de farmacêutico, é bioquímico industrial, empresário, professor universitário e mestre em química inorgânica.

Cada turma tem no máximo oito pessoas. Ricardo diz que o produto ainda não é comercializado devido à baixa produção, mas pensa nessa ampliação futuramente.

“Nós dois somos farmacêuticos e professores universitários e utilizamos do nosso conhecimento em química onde podemos realizar nossas experiências principalmente para modificar o PH da água. Sempre buscando retirar o melhor proveito de nossas criações”, explica Ricardo.

Os dois mantém um site onde é possível obter todas as informações sobre o curso e produções. Além disso, o site também tira dúvidas sobre o valor do investimento, que pode chegar a R$ 390 no cartão e também o local onde ocorrem as produções.

“Além de realizar a inscrição do curso, você pode encontrar outras informações, como o que é oferecido no dia, sobre os mestres cervejeiros e formas de pagamento para participação. Lembrando que não é necessário saber nada para participar do curso. Lá é um local voltado para a troca de experiências e aprendizado”, destaca Dayan.

Com informações do G1 Acre

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;