quarta-feira, 14 de junho de 2017

Em homenagem ao santo casamenteiro, comunidade constrói fogueira com mais de 16 metros no AC

Por Portal do Juruá
Os moradores do bairro Santo Antônio, em Mâncio Lima, estão se preparando para a última noite de novenário em homenagem ao dia do santo casamenteiro, o Santo Antônio. Os devotos estão construindo uma fogueira de cerca de 16 metros que será acesa na noite desta terça-feira (13) para finalizar a festa. A fogueira já é construída há 22 anos.

Francisco Ferreira, de 38 anos, que mora no bairro há mais de 17 anos, é um dos mais de 20 homens que trabalham na construção da fogueira. “É muito emocionante trabalhar assim todo mundo junto. É uma tradição que temos e vamos continuar até passar para as próximas gerações, apesar do trabalho não ser fácil, vale a pena”, disse.

Ferreira conta que desde a última sexta-feira (9) os moradores trabalham na construção da fogueira. Segundo ele, o trabalho começou na retirada da lenha e está se encerrando na construção da fogueira, que vai ser acesa logo mais à noite. “Na sexta [9] tiramos a lenha e carregamos toda para o local onde vai ser acesa a fogueira e agora estamos preparando tudo. É arriscado, mas temos muita atenção e cuidado”, falou.

O diarista Raimundo Gomes, de 39 anos, além de ajudar, trouxe o filho de 14 anos para poder aprender como a fogueira é feita. “É porque os mais novos têm que aprender para não perdemos a tradição, e assim tem que ser passada à diante, todo mundo fica feliz com a união de todos”, afirma.

O pároco da comunidade, Pedro de Lima, explica que a devoção está na fé da união entre as pessoas. “Ele [Santo Antônio] é conhecido por ser considerado o santo casamenteiro. Durante sua vida sacerdotal se dedicou ao público jovem e ajudando assim, a realizar casamentos, especialmente daqueles que tinham poucas condições financeiras”, lembrou.

A última noite de novenário vai ter também uma procissão, missa e um bingo para encerrar as festividades.

Da redação do Portal do Juruá com informações do G1 Acre

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;