domingo, 14 de maio de 2017

Sites do Governo do Acre são tirados do ar por prevenção após ciberataque em larga escala na Europa

Por Portal do Juruá

Os ciberataques em larga escala que derrubaram sistemas de informações de empresas e instituições na Europa fizeram com que o governo do Acre tirasse o site do ar na noite desta sexta (12). O link continua fora do ar e sem previsão para ser reativado. Em nota publicada na página oficial do governo no Facebook, a secretária de Ciência e Tecnologia do estado, Renata Silva e Souza, justificou que a medida foi por precaução.

“Pensando na segurança de dados, especialistas em tecnologia recomendam que todos os servidores dos órgãos estaduais façam backup em suas redes de dados. Por isso, efetuamos o desligamento temporário do nosso link de internet dos portais corporativos, no intuito de evitar qualquer tipo de infecção no parque tecnológico e no banco de dados”, enfatiza.

Os ataques que atingiram instituições na Europa usam vírus de resgate (ou "ransomware"), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro –entre US$ 300 e US$ 600 em Bitcoins, diz a empresa de segurança russa Kaspersky Lab. Ou seja, eles “sequestram” os dados e pedem uma recompensa. A empresa detectou 45 mil ataques, em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira. A maior parte foi registrado na Rússia.

Outros sites, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e Ministério Público Estadual (MPE) não foram retirados do ar.

Da redação do Portal do Juruá com informações do G1 Acre

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;