segunda-feira, 1 de maio de 2017

Para que serve cada suplemento nutricionais para quem pratica exercícios físicos

Por Portal do Juruá
Para que serve cada suplemento nutricionais para quem pratica exercícios físicos
Os suplementos nutricionais mais consumidos por quem pratica exercícios físicos são os a base de proteína, que auxiliam na reparação e crescimento dos músculos. Divididos em macro e micronutrientes, também são encontrados os suplementos de aminoácidos (que formarão as proteínas), creatina, carboidratos e emagrecedores, cada um indicado a um determinado exercício físico ou necessidade:

Suplementos de proteínas

O mais conhecido é o Whey Protein, que contém normalmente os 20 aminoácidos necessários ao organismo para a construção muscular. É voltado, principal­mente, para ganho de massa muscular (reparo e crescimento dos músculos pós-exercícios físicos). Acima de 2g por kg de peso por dia ou em pessoas sem deficiência proteica, pode se transformar em gordura, visto que o organismo não elimina o excesso. Os suplementos de proteínas não são nem melhores, nem piores do que se recebe através da alimentação.

Suplementos de aminoácidos

Os aminoácidos são as unidades básicas formadoras das proteínas e os suplementos são voltados especialmente para os tecidos musculares. Também auxiliam na construção muscular e no fornecimento de energia para as células musculares. Não precisam de metabolização hepática, o que facilita a oxidação diretamente no músculo. Suplementar com aminoácido evita que a reserva energética muscular de aminoácidos seja usada.

BCAA

Os chamados aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA) são muito utilizados em academias com a proposta principal de reduzir a fadiga central ou a percepção da mesma. Espe­cialistas questionam se essa redução é de fato um benefício, por poder mascarar os limites da pes­soa e colocá-la em risco de lesões e sobrecarregar o sistema cardiovas­cular. Fazer uso do BCAA não dará um gás a mais para a pes­soa, como se propaga, apenas não mostrará o quão cansada ela de fato está.

Albumina e Glutamina

Encontrada na clara do ovo, a albumina fornece todos os ami­noácidos que o organismo neces­sita para a formação mus­cular. O excesso pode causar ganho de peso e sobrecarga renal, como no caso das proteínas. A glutamina parti­cipa na redução da fadiga e na me­lhora da imunidade, reduzida pela intensidade de exercícios físicos.

Creatina

Voltada a exercícios de explosão e curta duração, a creatina também é uma síntese de aminoácidos. Re­tarda o início da sensação de fadiga e aumenta a massa mus­cular, pois leva água para dentro do músculo. Do ponto de vista estético, o resultado da creatina é visível, mas não se trata de uma hipertrofia verdadeira e, ao parar de tomar, em poucos dias o músculo perde o volume. A suple­mentação é recomendada apenas para atletas de eventos de grande intensidade e curta duração, sem ultrapassar três a quatro meses de uso contínuo.

Suplementos de carboidratos

Os mais conhecidos são a dextrose e a maltodextrina. O principal objetivo é otimizar a absorção de água e de bebidas esportivas – o que pode ser alcançado utilizando o soro caseiro (água, sal e açúcar), defendido por especialistas como um excelente substituto do suplemento. Não há necessidade desse tipo de suple­mentação durante sessões de treinamento que durem menos de 60 minutos, bastando recorrer apenas à água. Atividades acima de 90 minutos devem ter reposição de carboidratos e repositores eletro­líticos. Quando não é necessária, a suplementação pode gerar ganho de peso.

Termogênicos

O mecanismo de ação dos suplementos termogênicos potencializa o metabolismo do corpo e, por consequência, visa a perda de peso. Porém, alguns produtos contêm estimulantes da tireoide e do sistema nervoso, que podem afetar o metabolismo endócrino e até mesmo causar dependência química. O uso em excesso pode também desen­cadear doenças cardiovas­culares. Ainda há poucos estudos cientí­ficos que comprovem a ação dos termogênicos para a perda de gordura corporal e muitos especia­listas contraindicam para qualquer tipo de atividade e objetivo.

L-Carnitina

Dentro das substâncias conhe­cidas como fat burners, queima­doras de gordura, está a L-Carni­tina, que promove a queima de gorduras dentro da célula. No entanto, todos possuem uma quantidade suficiente da substância no organismo e suple­mentar não faz com que essa quantidade aumente ou traga mais efeito ‘queimador’. É um suplemento usado sem necessidade.

Da redação do Portal do Juruá com informações do site viver bem

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