sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como criar um ambiente ideal para estudar

Por Portal do Juruá
Uma pilha de livros abertos em páginas diferentes, um resto de pizza de anteontem cheio de formigas, um copo de café gelado, uma Coca Cola sem gás e sem tampa, música no último volume, lâmpada queimada, cadeira com o encosto quebrado, janela fechada.
Dá para estudar para um concurso público em um ambiente como esse? Ok, a gente exagerou um pouco nas tintas só para aumentar o drama. Mas se o seu ambiente de estudo tem pelo menos algum dos elementos acima, é sinal de que pode haver algo de errado com ele.
O local ideal de aprendizado pode ser diferente para cada um. Gosto é gosto. Você pode, por exemplo, render melhor estudando à noite, no conforto do seu quarto, ou preferir ir a um lugar público, como uma biblioteca, para criar a rotina de sair de casa.

Mas algumas coisas, como limpeza, silêncio e uma cadeira bem confortável para se sentar, são básicas e fazem toda a diferença na capacidade de concentração e aprendizado.
Quer ajuda para criar o ambiente ideal para os seus estudos? Confira algumas dicas:

Escolha o local ideal

É muito importante que você tenha um cantinho destinado aos seus estudos. Se não puder ocupar um cômodo inteiro da sua casa, reserve pelo menos um espaço para o seu computador e seus materiais.
O quarto não é o local mais indicado – a cama pode ser mais atrativa que os livros. Mas se não tiver jeito, prefira, ao menos, ficar de costas para o colchão, assim a tentação é menor.

Fuja das distrações

Estudar com a televisão ligada ou com o som no último volume não costuma ser muito produtivo. Procure se instalar em um ambiente calmo, que não tenha eletrônicos ligados ou telefones tocando por perto.
Seu computador fica na sala e é compartilhado com outras pessoas da casa? Então defina o horário em que você se dedicará aos estudos – de preferência aquele em que não vai ter ninguém por perto usando o ambiente e fazendo barulho.
É difícil ter um momento de sossego no seu lar doce lar? Então invista em um bom fone com cancelamento de ruído ou em tampões de ouvido, fáceis de encontrar em qualquer farmácia. Em último caso, busque um local alternativo, como uma biblioteca ou um café tranquilo.

Invista na ergonomia

Estudar para um concurso significa passar horas sentado lendo e fazendo exercícios. É preciso ter uma cadeira bem confortável e uma mesa na altura ideal – seus pés têm que encostar por completo no chão e os cotovelos têm que estar apoiados na mesa sem forçar os braços para cima.
Nada de estudar deitado na cama ou sentado no sofá. Isso vai prejudicar o seu rendimento, além de te dar uma bela dor nas costas.

Atenção à iluminação do ambiente

Se puder, escolha um lugar que tenha iluminação natural em grande parte do dia. Essa é a melhor opção para não cansar os olhos. A alternativa para os mais noturnos – por opção ou necessidade – é uma boa luminária.

Ajuste o termostato

Evite estudar em um lugar quente ou frio demais. Lembre-se de que, para que o seu estudo renda, é preciso que você esteja se sentindo confortável e bem fisicamente.

Tenha o material que vai usar por perto – e só

Organize o seu material de estudo e tenha ele sempre por perto. Deixe ao alcance das suas mãos bloco de notas, canetas, lápis, livros, calculadora e tudo mais que você achar importante.
O resto – como embalagens de produtos consumidos, pratos e copos usados e todo tipo de tranqueira que vai atulhar sua mesa – é dispensável.
Já se sentiu um pouco mais confortável só de se imaginar nesse espaço? Então não perca tempo, crie um cantinho de estudos para chamar de seu. Obrigado pela visita (News D'Tudo) .Gostou então curta! 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;