quarta-feira, 13 de maio de 2015

Chega de Mau hálito! Dicas para acabar com o “bafo”

Por Portal do Juruá


Várias podem ser as causas do mau hálito. Confira algumas dicas para acabar com esse problema tão constrangedor.
Todos nós pelo menos uma vez na vida já conversamos com alguém que nos fez pensar “nossa, que bafo”! Horrível, não é? Nessa situação, não sabemos se devemos falar para a pessoa ou então disfarçar e ir se afastando devagar.
Mas sabe o que é bem pior? Se o dono do mau hálito for você! Apesar de muio constrangedor, sem cuidar da saúde bucal isso pode acontecer a qualquer um. E mais: muitas vezes estamos com cheiro ruim na boca e nem percebemos!
mau hálito também é conhecido como halitose (e bafo, no popular) pode indicar duas coisas: a falta de higiene bucal ou então que algo não vai bem no organismo.
Existe um mito de que o mau hálito tem relação com o estômago. Isso não é verdade, exceto na ocorrência de doenças específicas como a diverticulose esofágica.
Beber pouca água, ficando a maior parte do dia com a boca seca e fumar estão entre as práticas que contribuem para o aparecimento do odor. E são de origem bucal as causas mais comuns desse cheiro ruim na boca.

Principais causas do mau hálito

A principal causa do bafo ainda é a falta de higiene bucal. Deixar de escovar os dentes depois de uma ou mais refeições com certeza é um convite para o mau hálito!
Dentes com cárie e próteses mal adaptadas também podem causar alteração no hálito. Doenças na gengiva como a gengivite surgem como consequência de uma higiene bucal ruim. A língua saburrosa também causa o mau cheiro. Isso acontece quando uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada surge no fundo da língua de vido a uma baixa produção de saliva.
Alguns hábitos ruins também podem contribuir para alterações no hálito como fumar e beber pouca água. Ficar muito tempo sem comer também não ajuda. Já alguns alimentos podem fazer surgir o odor, mas com menos frequência.

E como acabar com o mau hálito?

Antes de tudo, é bom rever como anda sua higiene bucal. Escova os dentes após todas as refeições? Usa enxaguante bucal de qualidade? Fio Dental? É muito importante fazer a limpeza correta da boca afinal, não estamos falando apenas de evitar o mau hálito, mas também de manter os dentes brancos e bonitos!
Confira algumas dicas para evitar o mau hálito:
  • Visite regularmente um dentista
  • Faça a higiene bucal corretamente! Escove bem os dentes, use um enxaguante bucal de qualidade e também o fio dental. Qualquer restinho que ficar escondido atrás dos dentes pode ser um chamariz para o mau hálito
  • Não se esqueça da língua! Hoje em dia existem escovas com limpador de língua
  • Mora longe de casa e tem que almoçar na rua? Leve sempre com você uma escova de dentes
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia
  • Evite ficar muitas horas sem comer nada
  • Mantenha uma alimentação balanceada e saudável! Coma frutas, legumes e verduras regularmente e evite refrigerantes e doces em excesso
  • Alguns alimentos “detergentes” são ótimos para combater o bafo. Maçã, cenoura, iogurte natural e gengibre são grandes aliados do hálito saudável
  • Menos balinhas! Elas podem até disfarçar o mau cheiro por algum tempo, mas não vão resolver o problema
  • Não fume! Pode parecer perseguição mas esse hábito é ruim pra quase tudo, inclusive para a saúde bucal

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;