quarta-feira, 29 de abril de 2015

Entenda como funciona o código de barras

Por Portal do Juruá


O código de barras padrão GS1 (antigo EAN) é formado por uma numeração (GTIN) e uma representação gráfica (as barras). Veja abaixo como criar a numeração do código de barras dos seus produtos.
Escreva numa folha o prefixo GS1 de sua empresa atribuído pela GS1 Brasil. Exemplo: 789835741. Separe uma lista dos seus produtos que serão codificados inicialmente. Exemplo: Macarrão Penne 200g Macarrão Penne 500g Macarrão Fusilli 200g Macarrão Fusilli 500g Cada um destes produtos terá um código de barras diferente, pois tratam-se de produtos diferentes. O código de barras para o produto deve conter 13 dígitos, conforme exemplo abaixo:

Como gerar Código1.png

Na folha, crie uma tabela com as seguinte informações: descrição do item, prefixo GS1, referência do item e dígito verificador.
Como gerar Código2 revisado0210.jpg

Vale ressaltar que o prefixo GS1 de empresa e a referência do item podem variar na quantidade de dígitos. Repare que em nosso exemplo, o prefixo possui 9 dígitos, portanto, o número do item terá 3 dígitos já que o último sempre será o dígito verificador. Continuando, na coluna do item, inicie uma sequência de numeração a partir do 001 para o primeiro produto. Agora calcule o dígito verificador. No nosso exemplo será o 5. Repita este processo para toda lista de produtos. Pronto, com este processo concluído, você acabou de criar os códigos que se tornarão o RG dos seus produtos. O nome técnico desta estrutura é GTIN – Número Global do Item Comercial.

Muito obrigado pela visita...Deixe seus comentários sobre nosso Blog News D'Tudo

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;