quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O que são e onde encontra EPA e DHA ?

Por Portal do Juruá

EPA e DHA

O que são EPA e DHA?

EPA (ácido ecosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenoico) são gorduras do tipo ácidos graxos poli-insaturados, da família do ômega 3, encontradas em maiores quantidades em alimentos como peixes. Apesar de serem gorduras, estes ácidos graxos trazem diversos benefícios para a saúde.

Pra que servem o EPA e DHA?

EPA é importante por sua ação anti-inflamatória, atuando na produção de substâncias anti-inflamatórias chamadas prostaglandinas E3. O EPA pode apresentar benefícios para a saúde do coração e circulação já que, além de ser anti-inflamatório, também diminui a agregação plaquetária, o que significa que ‘’afina’’ o sangue e reduz a formação de coágulos que podem causar trombose e derrame cerebral (AVC). Além disso, o EPA também pode ser interessante para pessoas que apresentam sintomas ou doenças de caráter inflamatório como celulite, obesidade, artrite reumatoide, etc.
DHA é considerado um ótimo alimento para o cérebro, já que mais da metade deste órgão é composto por gorduras. Em termos de benefícios, o DHA está envolvido com diversos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e da correta sinalização entre os neurônios. O DHA também parece impedir a formação de substâncias deletérias para o cérebro e aumentar a produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras, tendo um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica. Por fim, este tipo de ácido graxo ômega 3 parece ter papel importante no desenvolvimento fetal e faz parte da retina dos olhos.
Uma curiosidade é que nosso organismo não produz naturalmente estes ácidos graxos, o que significa que devemos obtê-los por meio de alimentos ou suplementos.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;