domingo, 1 de junho de 2014

Quem é Edward Snowden? O homem mais procurado do mundo saiba tudo sobre ele.

Por Portal do Juruá
Edward Joseph Snowden (Elizabeth City21 de junho de 1983) é um analista de sistemas,  ex-funcionário da CIA e ex-contratado da NSA  que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSAamericana

Em junho de 2013, Edward Snowden, falando de seu trabalho para a NSA e dos motivos porque decidiu correr os riscos de revelar a existência dos programas de vigilância e espionagem mundial, disse:A revelação deu-se através dos jornais The Guardian e The Washington Post, dando detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada atraves de vários Programas , entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos. Em reação às revelações , o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.
Em 1999, Snowden mudou-se com a família para Ellicott CityMaryland, Estudou computação na Anne Arundel Community College para obter os créditos necessários para obter um diploma de ensino médio, mas não concluiu o curso. O pai de Snowden explicou que seu filho perdeu vários meses de escola devido a doenças e, ao invés de voltar, se propôs a fazer os exames e passou um General Educational Development em uma faculdade comunitária local. Snowden obteve mestrado on-line da University of Liverpool em 2011. Tendo trabalhado em uma base militar dos EUA no Japão, Snowden criou profundo interesse em cultura japonesa chegando a estudar o idioma japonês e mais tarde trabalhar em uma empresa de anime. Ele também disse ter um conhecimento básico de mandarim e estar profundamente interessado em artes marciais, listando também oBudismo como sua religião.
Edward Joseph Snowden nasceu em Elizabeth CityCarolina do Norte, e cresceu em WilmingtonCarolina do Norte. Seu pai, Lonnie Snowden, residente de Pennsylvania, era um oficial da Guarda Costeira dos Estados Unidos, e sua mãe, residente deBaltimore, Maryland, é uma funcionária de um tribunal federal de Maryland.



"Eu sou apenas mais um cara que fica lá no dia a dia em um escritório, observa o que está acontecendo e diz: 'Isso é algo que não é para ser decidido por nós; o público precisa decidir se esses programas e políticas estão certos ou errados." (Snowden, junho de 2013)
Em 7 de maio de 2004, Snowden alistou-se no Exército dos Estados Unidos, como um soldado das Forças Especiais, mas não completou o treinamento por haver quebrado as duas pernas em um acidente de treinamento. Ele disse que queria lutar na guerra do Iraque, porque "sentiu que tinha a obrigação como um ser humano de ajudar a libertar as pessoas da opressão".
Seu emprego seguinte foi como guarda de segurança no Centro de Estudos Avançados de Língua na Universidade de Maryland, antes, ele disse ter se reunido à Agência Central de Inteligência (CIA) para trabalhar em segurança em TI. Emmaio de 2006, Snowden escreveu na Ars Technica, um site de notícias de tecnologia e informação, que não tinha problemas para conseguir trabalho, porque ele era um "gênio da computação". Em agosto, ele escreveu sobre seu possível encaminhamento para um serviço no governo, talvez envolvendo China, que "simplesmente não parece ser tão "divertido" como "alguns dos outros lugares."
Do Havaí, onde trabalhou na Booz Allen Hamilton e antes de revelar documentos sigilosos aos jornalistas, Snowden viajou paraHong Kong em 20 de maio de 2013. As autoridades norte-americanas ao tomar conhecimento de sua presença em Hong Kong, solicitaram sem sucesso sua extradição.28
Em Hong Kong, ele então se reuniu com o jornalista Glenn Greenwald e a cineasta e jornalista Laura Poitras e entregou os documentos que comprovavam as suas afirmações da existência dos programas de Vigilância em massa aos dois: Greenwald e Laura Poitras.
Em 22 de junho de 2013, as autoridades federais dos Estados Unidos apresentaram acusações formais contra esse ex-agente da CIA, pelo vazamento de dados secretos do governo que revelaram detalhes do projeto de monitoramento global, denominado PRISM, que monitorou as conversas telefónicas e transmissões na Internet de cidadãos dos EUA e de outros países. Ele foi acusado também de espionagem, roubo e transferência de propriedade do governo, em um documento confidencial, apresentado em um tribunal federal da Virgínia, disseram funcionários americanos à imprensa local.
Em 23 de junho de 2013, Snowden embarcou em um avião comercial da Aeroflot, desde Hong Kong para Moscou, sob os cuidados deSarah Harrison, jornalista britânica, pesquisadora legal, e editora de WikiLeaks. Sarah trabalha com a equipe de defesa legal de Julian Assange e da WikiLeaks.
Na manhã de 24 de junho de 2013 ficou detido na área de trânsito do Aeroporto Internacional Sheremetyevo enquanto Harrisontrabalhava para obter asilo para Snowden juntamente com advogados russos. Em 1 de agosto de 2013, Snowden saiu do aeroporto Sheremetyevo após passar mais de um mês na zona de trânsito local.
Em 29 de dezembro de 2013, no 30° Congresso de Comunicação Chaos , Sarah Harrison foi ovacionada por longo tempo por ser considerada como tendo salvo a vida de Edward Snowden bem como por sua participação ativa em tentar proteger os direitos deChelsea E. Manning.
Em 23 de junho de 2013, o Ministro dos Negócios Estrangeiros equatorianoRicardo Patiño, informou pelo Twitter que Edward Snowden pediu asilo político ao Equador, que posteriormente não foi processado por dúvidas e complexidade.
O presidente da RússiaVladimir Putin, ofereceu asilo em seu país em 1º de julho de 2013, mas exigiu que para isso Edward Snowden pare de divulgar segredos norte-americanos. Entre tempo enviou pedidos de asilo a 21 países, entre eles: AlemanhaÁustriaBolíviaBrasilChinaCuba,FinlândiaFrançaÍndiaItáliaIrlandaPaíses BaixosNicaráguaNoruegaPolóniaEspanhaSuíça e Venezuela.
No dia 5 de julhoNicolás Maduro, presidente da Venezuela anunciou a aceitação do pedido de asilo político de Snowden. Dia 6 de julho, Evo Morales, presidente da Bolívia, oferece asilo humanitário a Snowden, como resposta ao impedimento que o seu avião teve de sobrevoar países europeus.
Com a descoberta de que o Brasil é alvo prioritário nas espionagens, muitos senadores defendem que Brasil conceda asilo a Edward Snowden.
Em 1 de agosto de 2013, às 15h30, hora local Edward Snowden entrou em território russo, depois de ter recebido documentação do Serviço de Migração russo que lhe concedeu asilo por um ano na Rússia.51
Em abril de 2014, juntamente com Laura Poitras, Snowden recebeu o Prêmio Ridenhour por expôr a verdade.
professor de sociologia da SuéciaStefan Svallfors, indicou Snowden, ao Prêmio Nobel da Paz. Em carta endereçada ao Comitê Nobel norueguês, Svallfors afirmou que os feitos de Snowden são "heroicos e significaram grandes sacrifícios pessoais". No mesmo documento, afirmou ainda que a atitude do ex-analista da Agência de Segurança Nacional estimula que pessoas envolvidas em atos contrários aos direitos humanos possam denunciá-los.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;