segunda-feira, 3 de março de 2014

Como saber se estão roubando minha conexão Wi-Fi?

Por Portal do Juruá
O que fazer se sua conexão, de uma hora para outra, ficou lenta? É preciso atenção, pois pode ser que estejam roubando seu Wi-Fi. Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros. Mas o sinal do roteador Wi-Fi tem um alcance longo e, caso sua rede não seja bloqueada, ela pode ficar disponível a estranhos, o que significaria perda na qualidade da navegação. Confira as dicas para descobrir se algum espertinho está navegando às suas custas.
Wi-Fi grátis em qualquer lugar? Mandic Magic ajuda muito, faça o download
ladrao00Seu vizinho está roubando sua Internet? (Foto: Divulgação)
Existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como também
desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede. Um método simples é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.
Esse método, no entanto, não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do LED. Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. No Painel de Controle, pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:
ladrao01Painel de controle do roteador (Foto: Reprodução)
Estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.
Uma terceira opção é encontrar programas específicos para listar os usuários e computadores conectados à sua rede.
Estou sendo roubado. O que fazer?
Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. Aqui no TechTudo você aprende a deixar sua rede fechada, configurando o seu roteador D-Link ou Linksys. É importante não usar senhas fáceis de identificar, como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.
Outra alternativa é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;