sábado, 22 de fevereiro de 2014

Por que o PC fica lento com o tempo?

Por Portal do Juruá
Muitas pessoas se perguntam frequentemente: por que meu computador fica lento com o passar tempo? A grosso modo, a maneira como você trata seu PC influencia diretamente na velocidade dele, principalmente no que diz respeito a acumulação de arquivos e programas inutilizados.

Para ajudar a entender melhor o porquê, listamos abaixo possíveis causas de um computador lento, além de respectivas soluções.
Programas  e arquivos demais
O excesso de programas é uma das principais causas para um computador lento, pois eles ocupam espaço no HD e memória física da máquina. É sempre bom verificar constantemente quais programas estão instalados em seu computador, evitando a acumulação de aplicativos inúteis ou até mesmo baixados da internet sem que você tenha tido conhecimento.


Para isso, entre no Painel de Controle e, na aba Programas, clique em Desinstalar um Programa. Após isso, uma janela se abrirá com todos os aplicativos instalados em seu computador, cabendo a você decidir quais irá manter. Tenha cautela na hora de remover programas, buscando reconhecer quais aplicativos você usa e quais são descartáveis.
O excesso de programas é uma das principais causas da lentidão do PC (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)O excesso de programas é uma das principais causas da lentidão do PC (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)
Além de deletar programas que você não usa, você também pode remover arquivos que não servem mais para nada. Arquivos temporários, criados quando se navega na internet, por exemplo, acumulam-se aos montes e ocupam espaço no HD, podendo ser removidos para liberar mais espaço no disco rígido.
A limpeza de disco, presente no próprio Windows, ajuda a excluir arquivos pouco utilizados pelo usuário. Para acessar essa ferramenta, tecle Windows > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco.
Após a janela se abrir, escolha em qual disco a limpeza será realizada, lembrando que o processo é demorado.
A limpeza de disco ajuda na remoção de arquivos inúteis ao usuário  (Foto: Foto:TechTudo/Henrique Duarte)A limpeza de disco ajuda na remoção de arquivos inúteis ao usuário (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)


Programas que se iniciam ao ligar o computador
Uma das causas para a lentidão do computador, principalmente ao iniciá-lo, é a quantidade de programas que abrem assim que a máquina liga. Muitas vezes desnecessários, ocasionam sobrecarga no PC, pois o mesmo precisa de mais tempo e desempenho para  processar todas as informações a que é submetido.
Para escolher quais programas devem ser iniciados automaticamente, aperte a tecla Windows e digite “msconfig“, sem aspas.
O comando "msconfig" ajuda a tornar a inicialização do Windows mais rápida (Foto: TechTudo/Henrique Duarte)O comando "msconfig" ajuda a tornar a inicialização do Windows mais rápida (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)



 Após clicar no msconfig, uma janela será aberta, e agora você deve ir na aba” Inicialização de Programas”, marcando somente os programas que você deseja que sejam inicializados automaticamente.
Programas executados em segundo plano
Os programas que estão rodando em segundo plano ocupam processamento muitas vezes desnecessário. Os antivírus são o grande exemplo, deixando muitas vezes seu computador lento.
Embora importantes para uns e imprescindíveis para muitos, os programas que oferecem proteção contra vírus e trabalham toda vez que você abre ou modifica um arquivo, equiparando-o a uma lista gigante de ameças já cadastradas em um banco de dados enormes. Já dá pra perceber que isso ocupa muito espaço de memória.
Registro sobrecarregado
Como o nome diz, o registro armazena praticamente todas os movimentos que seu computador faz, como a instalação e modificação de programas, hardwares e alterações no sistema operacional. Com o passar do tempo, muitas dessas informações ficam obsoletas e inutilizadas, porém ainda ocupam espaço em seu HD.
Para limpar informações inúteis do registro de seu PC, existem diversas opções, como o Supereasy Registry Cleaner e o Registry Cleaner. Antes de sair por ai limpando seu registro, observe bem o que você está apagando, pois além de um PC lento você pode terminar com uma máquina que não funciona! Prossiga com cautela sempre e, na dúvida, não delete.
Disco rígido fragmentado
Em regra, quando você navega na internet, edita uma foto, assiste a um vídeo ou realiza qualquer outra operação, seu sistema operacional está criando e removendo dados do seu HD. Durante essa transferência de dados, acabam se formando espaços vazios entre os arquivos.
Quando o computador tenta processar os bytes em seu disco rígido, esbarra nesses buracos e demora mais para concluir suas ações. Além disso, muitos espaços que poderiam ser usados para armazenar bytes úteis, como programas, fotos e músicas, acabam ficando inutilizados, deixando seu disco rígido uma verdadeira bagunça.
Para resolver isso, o próprio Windows conta com um desfragmentador de discos embutido. Para acessá-lo, pressione a tecla Windows > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentação de Disco.
Após a janela se abrir, basta escolher um disco para Análise e posterior desfragmentação. Como é um processo demorado, é possível realizar um agendamento para que o próprio Windows realize a desfragmentação enquanto você trabalha, ou dorme, por exemplo.
O Desfragmentador de discos é uma ótima opção para melhorar o desempenho de sua máquina (Foto: TechTudo/Henrique Duarte)O Desfragmentador de discos é uma ótima opção para melhorar o desempenho de sua máquina (Foto: Reprodução/Henrique Duarte)

Vírus e outras ameaças
Para os que navegam muito na internet, é bom estar sempre atento, pois vírus e outros malwares, presentes em demasia na rede, não só representam ameaças à sua conta bancária ou arquivos do computador, como também congestionam e tornam a máquina propositalmente lenta.
Aliás, uma das principais causas de um PC lento é a presença de vírus ou outras ameaças, como spywares e trojans – os cavalos de tróia. Para manter seu computador livre deles, existem programas como o Spybot que oferecem proteção contra diversos agentes infecciosos.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;