sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Os 10 principais problemas do Disco Rigido e Periféricos

Por Portal do Juruá
                    Os computadores Desktop fornecem o suporte tecnológico do qual as pequenas empresas dependem para completar suas tarefas diárias. As capacidades aperfeiçoadas dos discos rígidos têm resultado em uma maior produtividade, enquanto a comunicação com a Internet, através de modems, ajuda estas pequenas empresas a manter um melhor contato com parceiros e clientes -com menor custos do que com a comunicação tradicional. Os periféricos, como os scanners e impressoras, permitem que as pequenas empresas completem muitos projetos internamente que, no passado, precisavam ser feitos externamente. Porém, quanto mais complexo um sistema se torna, maiores as chances de dar errado. Para ajudar a minimizar a queda de produtividade e os custos com suporte técnico, é prudente tentar solucionar os problemas do computador por conta própria. Com os nossos dez duques e dicas de hardware no bolso, você pode ser capaz de resolver os problemas de seu computador com rapidez e facilidade.
Em qualquer problema que aconteça com o computador, antes de entrar em pânico verifique o óbvio. Tenha certeza de que todos os cabos estão conectados e que ele está ligado. Então, documente o problema. Pense em quando o problema ocorre. Que outros aplicativos estão sendo executados em seu PC? Determine se é um problema de hardware ou software.
                Abaixo estão relacionadas as dez dificuldades mais comuns de hardware com algumas soluções em potencial:

  1. O Disco Rígido Está Lento
    Se o seu sistema está lento, ele pode simplesmente estar precisando de uma manutenção de rotina ou você pode conseguir mudar a configuração de seu computador para maximizar o desempenho. Tente essas dicas para melhorar a velocidade de seu disco rígido:
    Manutenção Regular: Dois utilitários que podem ajudar a maximizar o desempenho do disco rígido são o Norton ScanDisk e o Norton Defragmenter, ambos recursos do Norton Utilities.
    ScanDisk é um programa incluído nos sistemas operacionais DOS e Windows, que verifica erros em seu disco rígido (isto é, unidades de alocação perdidas, programas danificados e arquivos corrompidos). Então, se ele puder, corrige e repara os problemas. Reserve uma boa quantidade de tempo - a verificação pode levar até duas horas.
    Desfragmentador ele também está em computadores que utilizam os sistemas operacionais DOS e Windows. Quanto mais você usa o seu disco rígido, mais lento ele fica. Após um uso continuo, o sistema pode não encontrar um bloco inteiro de espaço em seu disco rígido, desta forma ele irá salvar os arquivos de maneira desordenada. O Desfragmentador reorganiza novamente esses arquivos em blocos contínuos, tornando mais fácil para seu computador encontrar o arquivo em uma próxima vez. Isso acelera o tempo de acesso ao arquivo e aumenta a vida útil de seu disco rígido, pois o movimento mecânico da unidade é reduzido. É uma boa idéia executar com freqüência o Desfragmentador de disco. Sempre faça isso depois de executar o ScanDisk, assim os erros são verificados antes dos arquivos serem organizados.
    Além do ScanDisk e do Desfragmentador, você pode melhorar o desempenho de seu sistema removendo de seu disco rígido documentos extras, arquivos temporários da Internet e e-mails antigos.
    Configurações de Sistema: Você também pode aumentar a velocidade do seu disco rígido mudando o "papel" de seu computador de Computador Pessoal para Servidor de Rede. Para mudar essa configuração, vá para INICIAR / CONFIGURAÇÕES / PAINEL DE CONTROLE, selecione SISTEMA e então a guia DESEMPENHO. Clique no botão SISTEMA DE ARQUIVOS…. Na guia Disco Rígido dessa janela, em "FUNÇÃO DESTE COMPUTADOR" troque de Computador Pessoal para Servidor de Rede.
    Se o seu sistema ainda estiver lento, você pode modificar os arquivos de sistema para melhorar o desempenho. Selecione INICIAR / EXECUTAR e digite "sysedit". Isto abrirá os arquivos importantes de inicialização que você pode modificar. Normalmente, os ajustes feitos nos arquivos "AUTOEXEC.BAT" e "CONFIG.SYS" tem mais possibilidades de melhorar o desempenho do sistema. Para fazer isso você pode querer usar a ajuda de um técnico. Lembre-se de criar cópias de backup antes de fazer qualquer coisa.
    Atualizações do Windows: Também é uma boa idéia usar com freqüência o Windows Update para manter o seu sistema operacional atualizado com os patches e atualizações mais recentes.
  2. O Sistema "Trava"
    Coisas diferentes podem parar seu sistema, incluindo problemas com a memória e com a fonte de energia, mas freqüentemente a culpa é dos drivers. Os drivers que acompanham o hardware raramente são atualizados e invariavelmente tem problemas. Para solucionar isso, faça backups de seu disco rígido e crie um disco de inicialização de emergência inserindo um disco flexível limpo, e então indo para INICIAR / CONFIGURAÇÕES / PAINEL DE CONTROLE e selecione ADICIONAR OU REMOVER PROGRAMAS. Na guia DISCO DE INICIALIZAÇÃO, clique CRIAR DISCO. Depois, verifique no site da Web do fabricante um novo driver para fazer o download.

  3. 3. O Windows Não Pode Encontrar o Novo Hardware
    Primeiro consulte o manual para verificar se o dispositivo está instalado corretamente. Se for assim, clique em MEU COMPUTADOR / PROPRIEDADES / GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS. Encontre o dispositivo com problemas. Se ele está marcado, use PROPRIEDADES para saber qual o problema. Se isso não resolver, clique em REMOVER, e reinicie a máquina. Agora o Windows deve detectar novamente o hardware que você acabou de remover e instalar os drivers apropriados (você precisará ter uma cópia do novo driver em seu sistema). Se não, use o assistente ADICIONAR NOVO HARDWARE para selecionar manualmente o dispositivo e drivers.

  4. O Hardware "Plug-and-Play" Não Quer Funcionar
    Com o padrão PnP, você deve ser capaz de conectar um novo dispositivo em seu computador e fazer com que o computador o reconheça instantaneamente. Entretanto, o PnP pode detectar erroneamente ou até mesmo falhar na detecção de seu novo hardware. Se isso acontecer, faça um backup de seu disco rígido, crie um disco de inicialização e reinicie. Se isso não ajudar, o problema pode ser um conflito de IRQ. Para saber isso verifique o Gerenciador de Dispositivos. Clique em qualquer dispositivo instalado errado que você veja que está marcado. Agora clique em PROPRIEDADES e na guia RECURSOS, e desmarque USAR CONFIGURAÇÕES AUTOMÁTICAS. Em TIPO DE RECURSO, clique nas portas e nos blocos de memória superior que estão em conflito com outros dispositivos. Agora preencha EDITAR RECURSE, clique em OK e reinicie.

    Placas ISA (Industry Standard Architecture) e recursos da placa mãe também podem causar problemas de PnP. O BIOS do sistema pode definir um slot PCI em um IRQ que já está sendo usado por uma placa ISA. Para reparar isso, tente desligar ou redefinir os recursos da placa mãe através do BIOS.
  5. A Unidade de CD-ROM Não Está Lendo Seus CDs
    Verifique se o cabo não soltou de sua placa mãe. Se este não é o problema, pode ser que você tenha ativado o Desinstalar Gerenciador de Dispositivo do CD-ROM. Vá para o PAINEL DE CONTROLE / GERENCIADOR DE DISPOSITIVO / CD-ROM e desmarque Gerenciador de Dispositivo. Se não for isso limpe a lente e verifique o driver.

  6. A Impressora Não Imprime
    Primeiro, realize um auto-teste na impressora para estar certo de que o problema não é a própria impressora. Salvo isso, existem várias coisas que podem estar enganando sua impressora.


    • Cabos. Verifique as conexões e, se possível, tente um cabo diferente de impressora.
    • Drivers. Se a impressora que você está usando não estiver configurada como a "impressora padrão" ou o driver não estiver instalado, a impressão pode sair com caracteres distorcidos. Para reparar isso, vá para o Gerenciador de Programas e clique CONFIGURAÇÕES / PAINEL DE CONTROLE / IMPRESSORAS. Selecione sua impressora, e então clique em DEFINIR COMO PADRÃO. Se a sua impressora não estiver presente, clique em ADICIONAR, insira o disco de driver, coloque a impressora em destaque e selecione DEFINIR COMO PADRÃO.
    • Conflitos de Aplicativos. Se você é capaz de imprimir a partir dos aplicativos Windows, mas não de outros, tenha certeza de que a impressora está configurada dentro daquele aplicativo.
    • Porta LPT. Se você recebe uma mensagem "não é possível localizar a porta LPT", você pode ter conectado a impressora na porta errada.


  7. O Scanner Não Funciona
    Com freqüência o problema principal com os scanners é a porta paralela. Se a porta não está corretamente configurada no BIOS (Basic Input/Output System), você pode acabar com problemas. Verifique o BIOS apertando a tecla DELETE enquanto estiver iniciando. Aperte-a enquanto o sistema está fazendo a contagem da memória na primeira tela -antes do Windows abrir. Verifique os recursos da porta paralela. Você pode preferir configurar essa porta como BI-DIRECTIONAL. Também, note que tentar usar a impressora e o scanner ao mesmo tempo pode não funcionar. Se este parece ser o problema adquira um comutador paralelo. Outro culpado pode ser o software. Alguns softwares que acompanham os periféricos são menos do que desejáveis. Tente desinstalar o software e reinstalá-lo. Isso irá reparar qualquer arquivo e driver corrompido.

  8. O Modem Não Funciona
    Se o modem é interno, certifique-se de que ele está preso firmemente ao slot. Se for externo, tenha certeza de que ele está na porta correta. A seguir, verifique se ele está conectado na linha telefônica, e que a linha está na tomada correta. Então, verifique quaisquer prefixos especiais de discagem e desative a espera de chamadas assim você não será removido das chamadas que chegam. Se isso não resolver o problema, vá para CONFIGURAÇÕES / PAINEL DE CONTROLE e verifique suas definições de IRQ (interrupt request line). Pode ser que o seu modem esteja tentando compartilhar IRQ com outros dispositivos. Por último, verifique um conflito com a porta COM. Por exemplo, se você está usando um mouse na COM 1 ao invés da porta PS/2 mais comum, então obviamente o mouse está usando aquela porta - assim o seu modem não vai poder usá-la. Tente configurar o modem na COM 2 ou 4.

  9. O Monitor Não Exibe uma Imagem, ou Poucas Cores
    • Nenhuma Imagem. Verifique se a luz indicadora de energia está ligada, se os cabos estão conectados, e se os ajustes de brilho e contraste estão corretos. Se tudo isso estiver funcionando, troque de monitor, e reinicie a máquina. Se isto funcionar, o problema era no primeiro monitor.
    • Poucas (ou Nenhuma) Cor. Verifique PAINEL DE CONTROLE / VÍDEO. Selecione "256 cores" em "Cores". Se estiver selecionado "16 cores", seu monitor pode exibir cores limitadas. Se o seu monitor estiver completamente branco, sua placa de vídeo pode estar falhando.


  10. O Mouse Não Está Respondendo
    Se o mouse não está aparecendo na tela, ou se ele está com problemas de movimento, vá para INICIAR / CONFIGURAÇÕES / PAINEL DE CONTROLE / MOUSE. As guias na frente da janela do mouse permitem que você controle as funções do mouse. Se as configurações estão corretas, tenha certeza de que o mouse está conectado corretamente. Você também pode remover o mouse e limpá-lo com álcool e um cotonete.

    Enquanto a maioria dos pequenos defeitos que você encontra são coisas que podem ser solucionadas por você mesmo, sempre é possível ligar para um profissional. Não se desespere. Os fabricantes de computador e periféricos podem fornecer suporte técnico diretamente para você, ou fornecer suas recomendações sobre as oficinas de conserto de computadores.

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