sábado, 11 de janeiro de 2014

O Windows está muito lento, trava demais ou demora para carregar. O que fazer?

Por Portal do Juruá
É algo que irrita a maioria dos usuários domésticos: a lentidão. Quando você acabou de mandar formatar o disco rígido, seu micro fica uma "bala", parece até um micro novo. Porém com o tempo, depois de vários usos, ele começa a ficar lento, mostra mensagens de erro e logo logo começa a travar, reiniciar sozinho ou demorar demais para fazer tarefas simples.

Na matéria, iremos mostrar o que pode causar esses erros de sistema e o que pode ser feito a fim de eliminá-los. São erros que acontecem e, na maioria dos casos, essas medidas por si só bastam para otimizar o sistema.


Abaixo se segue uma lista com os seis problemas mais comuns e como enfrentá-los, tudo isso usando soluções gratuitas! Siga em frente e leia a matéria!

1º. Disco rígido fragmentado.
Quando o disco rígido está muito lento e demora para carregar os programas salvos ou o próprio Windows, pode ser um sinal de que o disco esteja muito fragmentado.

O que é a fragmentação de disco? A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são constantemente modificados periodicamente, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".



Há vários programas que desfragmentam e otimizam seu disco rígido, e com certeza um dos mais rápidos, eficientes e fáceis de usar (além de ser gratuito) é o Auslogics Disk Defrag. Basta indicar qual partição (unidade de disco) você deseja desfragmentar e avançar, no final será exibido um relatório para você verificar quanto seu disco foi otimizado.

O Windows inclui um desfragmentador de disco, porém esse é bem lento e ineficaz.

2º. Disco rígido ou Registro muito "sujo"
Como assim "sujo"? Quando você visita muitas páginas da Internet, faz vários backups do sistema ou usa muito os programas nativos ou programas que usam componentes do Windows, seu disco rígido fica com vários aplicativos desnecessários. Ou quando você instala e desinstala vários programas, o Registro fica com vários erros.


Para fazer os dois serviços, foi criado um programinha que faz tudo isso e mais. É o CCleaner. Ele faz a limpeza das áreas de disco, arquivos do Windows desnecessários, arquivos temporários e toda a sujeira do disco. Ainda mais, retira todos os erros do Registro. É bem simples de usar e gratuito!

O Windows também possui seu próprio utilitário para limpeza de disco. Porém, não conta com limpezas de áreas específicas.

3º. Malwares.
Mais conhecidos com o termo "vírus", esses programinhas são um dos maiores vilões na área da informática. Muitos deles são apenas projetados para acabar com seus dados e deixar seu sistema lento.


Para acabar com eles é que existe programas como o Avira Antivir, um dos mais conceituados e eficientes anti-vírus do mercado, além de ser bem leve e possuir atualizações quase automáticas, isso tudo com proteção em tempo real.


4º. Erros de disco.
Muitos arquivos podem conter clusters (pedaços) com erros. Isso pode acontecer quando você desliga seu micro a força ou quando a energia cai. Antigamente, no Windows 98 e anteriores, quando isso acontecia, uma tela azul que verificava os erros aparecia e verificava rapidamente o disco. A partir daí, ela foi retirada. Porém, os erros existem.

Para verificar a existência de erros, basta ir em Meu computadorDisco local, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e clicar em Propriedades. Na janela que aparece, selecione a aba Ferramentas. Na seção Verificação de erros, selecione Verificar agora, marque a primeira caixa, clique em Iniciar e depois em sim e reinicie o compuatador. Nessa reinicialização, o Windows verificará o disco, numa tela azul.


5º. Vários programas iniciando junto com o Windows.
Muitos programas iniciam junto com o Windows: Antivirus, mensageiro, programa de compartilhamento... E quanto mais programas, mais lentidão para iniciar. Desabilitar alguns programas da inicialização do Windows,pode dar uma boa melhorada.

Siga os procedimentos:

- Iniciar
- Executar,digite 
"msconfig" sem aspas.E dê ok.
- Irá abrir uma janela,vá na guia 
"Inicializar" E desmarque alguns programas que você não quer que inicie com seu Windows,como por exemplo o MSN.
- Desmarcado os programas,clique em 
"ok" e "Aplicar" 
- Reinicie o sistema.


6º. Restaurar os arquivos de inicialização:
Ás vezes podem haver erros nos arquivos de inicialização. Com erros, eles não inicializarão direito e causarão travamentos.

Se você tiver o CD de instalação do Windows XP, dê o boot por ele. Na tela de boas vindas, tecle R e digite CHKDSK /r. Isso recuperará os arquivos de boot do Windows.


Se nada disso resolver, você terá que desembolsar um pouco, talvez comprando um processador novo, mais memória, ou um disco rígido mais rápido. Ou ainda chamando um técnico para formatar seu micro. Mas vale a pena. Ninguém gosta de um micro lento.

Espero ter ajudado, antes de gasta dinheiro tente nossas dicas!

Obrigado pela atenção!

JOSE FRANCISCO MENEZES

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do PORTAL DO JURUÁ;