Em homenagem ao santo casamenteiro, comunidade constrói fogueira com mais de 16 metros no AC

Os moradores do bairro Santo Antônio, em Mâncio Lima, estão se preparando para a última noite de novenário em homenagem ao dia do santo casamenteiro, o Santo Antônio. Os devotos estão construindo uma fogueira de cerca de 16 metros que será acesa na noite desta terça-feira (13) para finalizar a festa. A fogueira já é construída há 22 anos.

Francisco Ferreira, de 38 anos, que mora no bairro há mais de 17 anos, é um dos mais de 20 homens que trabalham na construção da fogueira. “É muito emocionante trabalhar assim todo mundo junto. É uma tradição que temos e vamos continuar até passar para as próximas gerações, apesar do trabalho não ser fácil, vale a pena”, disse.

Ferreira conta que desde a última sexta-feira (9) os moradores trabalham na construção da fogueira. Segundo ele, o trabalho começou na retirada da lenha e está se encerrando na construção da fogueira, que vai ser acesa logo mais à noite. “Na sexta [9] tiramos a lenha e carregamos toda para o local onde vai ser acesa a fogueira e agora estamos preparando tudo. É arriscado, mas temos muita atenção e cuidado”, falou.

O diarista Raimundo Gomes, de 39 anos, além de ajudar, trouxe o filho de 14 anos para poder aprender como a fogueira é feita. “É porque os mais novos têm que aprender para não perdemos a tradição, e assim tem que ser passada à diante, todo mundo fica feliz com a união de todos”, afirma.

O pároco da comunidade, Pedro de Lima, explica que a devoção está na fé da união entre as pessoas. “Ele [Santo Antônio] é conhecido por ser considerado o santo casamenteiro. Durante sua vida sacerdotal se dedicou ao público jovem e ajudando assim, a realizar casamentos, especialmente daqueles que tinham poucas condições financeiras”, lembrou.

A última noite de novenário vai ter também uma procissão, missa e um bingo para encerrar as festividades.

Da redação do Portal do Juruá com informações do G1 Acre

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.